Suzana Azevedo será a nova Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Dos 23 deputados que participaram da votação, 13 escolheram Suzana, enquanto Belivaldo obteve apenas 9 votos. Um deputado se absteve de votar.
O governo do estado acaba de amargar mais uma derrota na Assembléia Legislativa. Na manhã desta terça-feira (30), alguns deputados foram surpreendidos com o pedido de licença feito pela deputada Suzana Azevedo (PSC). Suzana pediu licença de 125 dias para tratar de assuntos particulares e seu lugar assumiu o primeiro suplente, Gilmar Carvalho (PR).
Antes da votação, houve uma ampla discussão sobre a maneira como seria feita a votação, se de forma aberta, onde todos tomam conhecimento ou se fechado, nesse caso o deputado vota secretamente.
A presidente da Assembléia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC) colocou em votação um requerimento onde oito parlamentares pediam que a votação fosse secreta. O requerimento foi colocado em votação e acabou sendo aprovado. A partir daí a presidente da AL, encerrou a sessão e convocou uma outra, já que segundo ela, era preciso preparar o plenário para votação.
Passados alguns minutos, a sessão recomeçou com uma nova polemica. O líder do governo na AL, deputado Francisco Gualberto (PT), defendeu que o suplente Gilmar Carvalho não poderia votar, já que estava assumindo o lugar da deputada Suzana, que é candidata à vaga do TCE e voto dele traria beneficio próprio, ou seja, com a aprovação do nome de Suzana, Gilmar Carvalho agora deixa a condição de suplente e assume a titularidade.
Em seguida Angélica convocou os parlamentares para votarem. Na votação, o candidato do governador Marcelo Déda (PT), o ex-deputado Belivaldo Chagas, que no inicio era o único candidato à vaga, foi derrotado por 13 votos a 9. A deputada Suzana Azevedo recebeu 13 votos, enquanto Belivaldo teve 9.
23 deputados votaram tendo apenas uma abstenção alem da ausencia do deputado Adelson Barreto (PSB), que deixou o plenário com autorização da presidente. No momento em que a presidente Angélica solicitou a distribuição da cédula, o deputado Adelson Barreto, comunicou que estaria se retirando e se ausentando da sessão e conseqüentemente da votação.
A nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Susana Azevedo, é filha do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Tertuliano Azevedo, e de Maria Bernadete Fontes Azevedo. A parlamentar estudou no Colégio Salesiano e na Universidade Tiradentes (Unit), onde formou-se em Direito. É pós-graduada nessa área. Foi secretária da Casa Civil e secretária de Governo. É radialista e foi vereadora em Aracaju.
Nenhum comentário:
Postar um comentário