quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Preso ex-jogador de futebol

Policiais militares da cidade de Tobias Barreto prenderam na madrugada desta quarta-feira, 31, o ex-jogador de futebol José João de Jesus, 32 anos, vulgo "Chicão", e Lucas Willian Ribeiro dos Santos, 19 anos. os dois foram surpreendidos pela polícia na praça do Cruzeiro.

A dupla foi denunciada por ameaçar populares em via pública com uma arma de fogo. Os PMs foram checar a informação, mas não encontraram os suspeitos. Foram realizadas diligências e os acusados foram localizados transitando com uma motocicleta Honda CG Fan, cor vermelha e placa MHG-3027.

Os dois foram abordados e com eles foi encontrado um revólver calibre 38 e seis munições. José João se recusou a acompanhar a guarnição à delegacia, alegando que era jogador e, por isso, não seria preso. O atleta reagiu e acabou sendo imobilizado.

Segundo a polícia, o ex-jogador esteve preso por oito anos no regime fechado, acusado de co-autoria num homicídio no estado de São Paulo. Durante este período, o atleta passou pelo Centro de Ressocialização de Limeira, foi transferido para o Centro de Detenção Provisória de Piracicaba e seguiu para o presídio de Guareí, antes de ser mandado para Hortolândia, onde cumpriu parte da pena, ganhando a liberdade condicional em 25 de agosto de 2010.

"Chicão" é natural do município de Tobias Barreto e já defendeu clubes como o Confiança-SE, XV de Piracicaba, Guarani, Flamengo-SP, Botafogo-SP e Inter de Limeira.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

´NOS BASTIDORES FALAM QUE AMORIM MANDA NO PSDB. UMA VERGONHA!” DIZ MENDONÇA

O deputado federal Mendonça Prado (DEM) disse nesta segunda-feira (29) que o PSDB de Sergipe é uma espécie de quintal do Partido Social Cristão (PSC) e do Partido dos Trabalhadores (PT). Para ele, “votar no PSDB é perder tempo”.
Segundo Mendonça Prado, as decisões do PSDB nacional relacionada ao PSDB de Sergipe são decepcionantes: “eu não quero mais saber dessa turma. To fora”, disse. Para Mendonça, com esses partidos sem posição no Brasil, a política tende a piorar cada vez mais: “é uma vergonha”, classificou.

Em rápida conversa por telefone com o Faxaju Online, o deputado federal Mendonça Prado explicou que a questão do PSDB é que não tem decisão nenhuma sobre sua posição: “se é Governo ou oposição”.

O deputado democrata acrescenta que o DEM tem votado nos presidenciáveis do PSDB e não há retorno político pelo gesto: “é tudo extremamente complicado”, admite.

Bastidores – Segundo ainda Mendonça Prado, nas informações de bastidores “dizem que quem manda no PSDB de Sergipe é o empresário Edvan Amorim, hoje com a metade dos partidos no Estado”.

O parlamentar diz que existe um “monopólio de legendas” em Sergipe e pergunta: “que democracia é essa?”. Mendonça insiste que tudo isso é uma “falta de vergonha na política sergipana”, que tem de ser denunciado para todo o País.

- O PSDB é autônomo e independente. A nível nacional faz oposição ao Governo clara e de forma objetiva, mas em Sergipe ainda não deu característica de oposição. Os tucanos precisam mostrar de que lado estado no Estado, disse Mendonça Prado.

Não acredita – O deputado democrata põe em dúvida se um partido comandado por “um empresário da área de transportes urbanos, vai fazer oposição ao prefeito de uma capital que ele opera”.

Mendonça acha a situação complexa e acha que não podem exigir nada dos Democratas: “o DEM não pode ficar a reboque do PSDB”, disse e acrescentou que vai levar o problema para discussão nacional, conversando com membros do seu partido em Brasília a partir desta terça-feira (30).

- Já não me decepciona muito esse camelódromo partidário que se pratica em Sergipe, disse.



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TOBIAS BARRETO: IRREGULARIDADE NA MERENDA

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando a ex-secretária municipal da educação de Tobias Barreto, Miriam Barreto Marinho, o ex-coordenador da merenda escolar, Benedito Amâncio dos Santos, e o empresário João Marcelo Santos Silva. Eles são acusados de cometer irregularidades no fornecimento de merenda escolar.

A partir de uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese) e de um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) foi constatado que no ano de 2007 houve uma desproporcionalidade entre a quantidade de carne moída licitada pelo município e a que, de fato, foi entregue às escolas.

No caso, João Marcelo Santos, administrador da HS & J Comércio Serviços e Refeições LTDA, empresa vencedora da licitação, beneficiou-se dos atos de improbidade quando deixou de fornecer aproximadamente 68% da quantidade de carne prevista no contrato. A justificativa dada pela Secretaria Municipal de Educação foi de que a carne não havia sido bem aceita pelos alunos e por esse motivo foi substituída por outros alimentos.

Apenas a partir de autorizações verbais, a ex-secretária de educação permitiu que a substituição fosse feita por frango e salsicha. Já a alegação de que a carne tinha sofrido reclamações dos alunos foi refutada a partir de diligências da Polícia Federal (PF) que constataram a partir de depoimentos que nenhuma queixa havia sido feita nesse sentido.

Penalidades - O MPF pede que os acusados sejam condenados às penalidades contidas na Lei de Improbidade Administrativa, que prevê, em linhas gerais, o ressarcimento integral do dano, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público e a suspensão dos direitos políticos por até oito anos.

Outros casos - O empresário João Marcelo Santos Silva responde a processos criminal e civil movidos pelo MPF por participar do desvio de 123 toneladas de carne bovina da merenda escolar, que seriam entregues às escolas estaduais de Sergipe. No caso, João Marcelo Santos era o administrador da empresa MMS – Comércio e Serviços Representações e foi processado pelo desvio de quase R$ 1 milhão em verbas federais, oriundas de programas de alimentação escolar do Ministério da Educação.

Além disso, João Marcelo Santos é acusado de cometer o crime de sonegação fiscal ao omitir informações e prestar declarações falsas às autoridades fazendárias a partir da HS & J Comércio Serviços e Refeições LTDA. Foi apurado que o montante sonegado corresponde a R$ 465.608 em valores não atualizados.

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal em Sergipe

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ALMEIDA LIMA VAI FILIAR-SE AO PPS E CRIA CRISE INTERNA NO PARTIDO EM SERGIPE

O deputado federal Almeida Lima (PMDB) está em conversa avançada com a Direção Nacional do Partido Progressista Social (PPS) para filiar-se a legenda. A notícia vazou ontem por uma fonte de Brasília e o parlamentar já teve uma conversa com o presidente regional do partido em Sergipe, Nilson Lima.
Na semana passada, a direção nacional ligou para Nilson consultando-o sobre o que ele achava da filiação de Almeida Lima para o partido, alegando que o PPS precisa de mais um deputado federal na Câmara. O Diretório Nacional mostrou interesse em ter Almeida em seus quadros.

Durante a conversa com Nilson Lima, um dos membros da direção nacional disse que tudo seria tratado de forma democrática com o Diretório Estadual, para que não houvesse qualquer pressão: “tudo será conduzido sem parecer um estupro”, avisou.

Segunda-feira passada, à noite, Nilson Lima teve uma conversa com o deputado federal Almeida Lima, que teria avisado do seu interesse em participar do pleito de 2014. Em Aracaju, entretanto, tem filiado ao PPS que acredita que o interesse de Almeida é disputar a Prefeitura de Aracaju em 2012.

João Fontes – Precavendo-se da possibilidade da filiação de Almeida Lima no PPS, o ex-deputado federal João Fontes desistiu de ingressa no partido, o que faria nesta quinta-feira, e avisou que “não vou mais”.

Fontes diz que não tem nada de pessoal contra o deputado Almeida Lima, mas não concorda com o seu estilo de fazer política. João Fontes também teve uma conversa com o advogado Henri Clay, que também estava animado a integrar o partido, acreditado numa opção nova de fazer política.

Nilson Lima está assustado com a situação e pede que todos esperem o que vai acontecer, mas João Fontes acredita que a direção nacional demonstra interesse em ampliar a bancada de deputados federais e não hesitará em entregar o partido a Almeida Lima.



INSS: aposentados podem pedir revisão na Justiça

Os aposentados e pensionistas que têm direito à revisão do benefício limitado ao teto, mas não foram contemplados na lista da Previdência Social, devem recorrer à Justiça Federal para receber o abono. A ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser aberta individualmente - e não necessariamente com a ajuda de um advogado -, nos Juizados Especiais Federais. Entretanto, é preciso que o segurado tenha em mãos o cálculo do benefício que comprove o direito de fato à revisão. Em Salvador, a análise poderá ser feita gratuitamente a partir da semana que vem, todas as sextas-feiras, na Casa do Aposentado (Asaprev-BA).

Se você consultou o site da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou ligou no telefone 135 e foi informado que não tem direito à correção no salário, não precisa se desesperar. De acordo com especialistas ouvidos pelo CORREIO, essa tem sido uma situação bastante comum.

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o pagamento dos aposentados e pensionistas, a lista da Previdência tem sido alterada constantemente. Da última vez, o órgão reduziu o número de beneficiados de 117 mil para 107 mil. Em contrapartida, informou que recebeu mais de 11,6 mil nomes de pessoas que teriam direito e não foram agraciadas. Os casos estariam sendo analisados.

“O segurado não deve tomar a negativa como uma verdade absoluta. A todo momento, a lista está sendo alterada, portanto, é importante checar”, informou o advogado Marcos Barroso. Uma das alternativas para quem ainda está em dúvida é consultar o extrato de pagamento do mês de agosto, já disponível no site da Previdência (veja quadro ao lado para saber como consultar). Quem foi beneficiado já poderá visualizar o novo valor no contracheque, bem como a metade do pagamento do 13º salário e os 0,6% do reajuste acima do mínimo.

Marcos Barroso explica ainda que uma análise simples na carta de concessão do benefício pode indicar se a pessoa teria ou não direito ao benefício. Se ele se aposentou entre abril de 1991 e janeiro de 2004 e na carta houver a inscrição “limitado ao teto”, pode ser um indício de que tem direito. “Mas, ainda assim, é preciso que um profissional capacitado faça os cálculos”, orientou Barroso.

Processo
A partir da semana que vem, a Casa do Aposentado vai abrir, gratuitamente, uma consulta para quem está em dúvida se tem direito ao benefício. O serviço será oferecido todas as sextas-feiras, sempre com horário agendado. Para isso, o segurado terá que ligar na sede e marcar a data. “Serão grupos de 100 pessoas, para esclarecer as dúvidas”, informou Barroso. Com o cálculo em mãos e a certeza de que tem direito à revisão, o segurado poderá usar o documento no processo judicial.

A advogada Rafaela Domingos explica que basta ele levar a cópia desse documento, junto com a identidade, CPF e comprovante de residência a um Juizado Especial Federal e ingressar com uma ação pedindo a revisão do benefício e atrasados, com base na majoração do teto atualizado pelas emendas 20 (1998) e 41 (2003).

De acordo com a advogada, as ações nos Juizados Especiais tendem a ser julgadas rapidamente, em torno de quatro meses a um ano. Com a ajuda de um advogado especialista na área previdenciária, explica Rafaela, o julgamento poderia ser acelerado.

“Por que forneceríamos mais informações jurídicas que seriam anexadas no processo, facilitando o entendimento do juiz”. Os honorários, explicou a advogada, não ultrapassariam 30% do valor do ganho da causa.

Aposentados farão passeata por reajuste
No próximo dia 31, os aposentados baianos farão a primeira manifestação contra o veto da presidente Dilma Rousseff ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garantia recursos para um reajuste real - acima da inflação - no benefício no ano que vem. O protesto terá início às 10h da manhã, na Praça da Piedade, no Centro da cidade.

Previdência vai avisar segurados sobre atrasados
A Previdência Social vai informar, a partir do mês que vem, quanto os aposentados com direito ao retroativo da revisão do teto irão receber em conta. Inicialmente, 131.161 pessoas serão beneficiadas e os pagamentos começarão a ser feitos em 31 de outubro para o primeiro grupo (70 mil pessoas), que tem direito a receber até R$ 6 mil. A maneira como a Previdência vai avisar ao segurado ainda não foi definida.

O pagamento dos atrasados chega ao montante de R$ 1,6 bilhão, e ainda haverá outros três grupos. A segunda leva, formada pelos que têm crédito entre R$ 6 mil e R$ 15 mil, receberá em 31 de maio de 2012. O terceiro grupo é daqueles que têm direito a receber entre R$ 15 mil e R$ 19 mil. Nesse caso, o dinheiro cairá na conta em 30 de novembro de 2012.

O último grupo de beneficiários, que têm direito a receber acima de R$ 19 mil, terá o dinheiro creditado em 31 de janeiro de 2013. O pagamento será feito em parcela única, segundo a proposta divulgada pela Previdência, e os valores devidos serão atualizados até a data do pagamento. O valor médio dos atrasados é de R$ 11.586.

VEJA COMOCONSULTAR O EXTRATO DE PAGAMENTO
- Para descobrir se foi contemplado, o aposentado pode consultar o contracheque no site da Previdência (www.previdencia.gov.br)
- Se ele foi beneficiado, na folha de pagamento do mês sairá o salário de
agosto, mais a correção do teto. Além disso, ele poderá verificar o
pagamento da metade do 13º salário e a diferença de 0,06% do aumento
dos benefícios acima do salário mínimo
- Número do benefício Data de Nascimento Nome do beneficiário
- CPF Código de segurança que o sistema indica
- Em seguida, o segurado vai precisar preencher os campos:
- Depois, basta clicar em Extrato Pagamento Benefício
- No portal, ele deve acessar o campo Agência Eletrônica: Segurado

terça-feira, 23 de agosto de 2011

“SALÁRIO DE DÉDA É UM DOS MAIORES DO PAÍS E SEU GOVERNO É BOM?”, IRONIZA UM PM

As declarações feitas pelo governador Marcelo Deda (PT), de que alem de atender todas as reivindicações feitas pelas policia militar e civil, o estado paga o segundo melhor salário do País, não agradou os Policiais Militares.

Na manha desta terça-feira (23), o governador Marcelo Deda, disse que só “falta eu colocar uma 45 na cintura e sair em busca de bandido”, fazendo uma longa explanação sobre o investimento feito por seu governo, em armas, equipamentos e concedendo reajuste.

Ao tomarem conhecimento das declarações do governador, o presidente e o vice da Amese, sargentos Jorge Vieira e Edgard Menezes, procuraram responder ao governador, fazendo o seguinte questionamento. “O salário do governador é um dos maiores do Brasil e por isso eu posso dizer que seu governo é bom?, pergunte a população o que acha do governo dele”, questionou o presidente da Amese Jorge Vieira, explicando ainda, que “o problema abrange outros órgãos, que segundo ele, estão inertes, a exemplo da Assembléia Legislativa, o poder executivo e a própria SSP”. O que eles tem feito para melhorar o atendimento aos jovens, criar mais campo de trabalho para os jovens. Nada”, frisou o sargento.

Vieira e Edgard, dizem que o problema da Policia Militar não está no salário pago pelo governo, “mas na forma como estamos sendo tratados. A forma como esse governo dividiu as policias, onde para nossos irmãos da Policia Civil, prédios novos, enquanto para nós PMs, somos colocados até em antigo prostíbulo, como o que esta acontecendo em Neopolis. Faça uma coisa, de dez mil reais a dois dilhos seu e depois mande um dormir na casa do cachorro e outro numa suite. Entao o proplema nao é só o dinheiro”, desabafou Edgard.

Eles alegam que está faltando por parte do governo, “uma canetada”, ou seja, que o governo tire os policiais civis e militares que estão desviados de função. Para Vieira, o sistema está equivocado em seu direcionamento e em sua gestão. O sargento diz que enquanto não houver uma reforma ampla na Secretaria de Segurança Publica, onde seja unificado os salários dos PMs, BMs e PCs, a população continuará desassistida e sem segurança. “Enquanto permanecer esse equivoco, onde nossos irmãos militares estão sendo massacrados, oprimidos, chegando a trabalhar até 72 horas por semana, a população não terá segurança. É preciso acabar com a opressão. Não é dinheiro que faz um bom policial, mas dignidade. É preciso colocar cada categoria em seu devido local. Lugar de policial militar é nas ruas e não cuidando de delegacias”, desabafou Vieira, que voltando a falar sobre o atual salário dos PMs, dito pelo governador como concedido. “Ele não nos deu nada. Tudo que conseguimos foi com muita luta e muito sofrimento. Sofrimento esse que até hoje estamos respondendo processos”, disse o sargento.

Ainda sobre os salários, o vice-presidente da Amese, Edgard Menezes, diz que “hoje ele quer pousar de bom moço, mas nós sabemos o que passamos e estamos passando. Hoje nós temos dentro da corporação, soldado da policia militar de está há 18 anos esperando uma promoção e até hoje nada aconteceu. Você veja. A lei 5699 obriga o estado fardamento completo aos soldados e cabos, três vezes por ano. Sabe o que esta ocorrendo aqui? Faz três anos que não dão o fardamento”, contou Edgard.

Ainda em tom de desabafo, os dois sargentos contam que, à época em que eram gestores da Associação Beneficente dos Servidores militares do estado de Sergipe (ABSMSE), ao lado do coronel Péricles, a associação contestou, junto ao MPE, CGE, OAB/SE, o próprio governo do estado e a Assembléia Legislativa, a permanência de um coronel R-2, (que ingressou na corporação sem concurso publico), como comandante geral da policia militar.

Segundo declarações feitas pelos sargentos, hoje está sendo montado “tentando nos tirar da policia para calar nossa voz. Mas isso não vai acontecer. Veja que descalabro estão tentando fazer. Foi montado uma comissão disciplinar que irá julgar uma ação praticada por um associação privada, que eles julgam irregular e essa comissão disciplinar, irá julgar três gestores da associação à época. Os sargentos Jorge Vieira, Edgard Menezes e o cabo Palmeira. Agora você veja se a coisa não esta direcionada. Quem vai presidir as comissões que irão julgar o Vieira e o Edgard é um coronel R-2, enquanto o coronel que irá presidir a comissão do cabo Palmeira, será um coronel de academia. Então a coisa está ou não direcionada para nos tirar da corporação e calar nossa voz”, completou Edgard.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DEPUTADO SAMUEL DIZ QUE “DÉDA SÓ É GOVERNADOR GRAÇAS AO GRUPO AMORIM”

O deputado estadual capitão Samuel Barreto (PSL), parece que vai mesmo deixar a base governista na Assembléia Legislativa. Segundo Samuel, “assessores trabalham contra o governo”.

No programa Fala Segurança, apresentado todos os sábados, pela rádio Jornal, Samuel Barreto criticou duramente o governo do estado, afirmando que assessores trabalham contra a administração. De forma inflamada, Samuel cobrou mais atenção por parte do governo para com a policia militar, pois segundo ele, o governo tem feito promessas e não cumprido. Ele criticou a demora no pagamento das gratificações feitas aos PMs.

Outra reclamação feita pelo parlamentar, é um novo processo que estão respondendo, os sargentos Jorge Vieira e Edgard Menezes. Samuel diz que “isso é perseguição e falta de gestão”. “Estão querendo calar a voz de quem luta pela classe, tudo por conta de uma gestao errada. Mas não vão nos calar”, avisou. Segundo o deputado Samuel Barreto, as articulações e estratégias elaboradas contra líderes da classe militar já chegaram ao ponto máximo do absurdo, ele questiona a intromissão da Instituição Polícia Militar (privada), em instituições privadas como é o caso da Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe (Caixa Beneficente). “Eu não concordo com esse tipo de ação, articulação e vou lutar em favor desses guerreiros até o fim”, declarou o parlamentar.

Ainda durante as criticas, Samuel Barreto mandou um recado direto para o governador Marcelo Deda (PT). “Daqui para frente, a nossa postura na Assembléia vai ser diferente e eu volto a repetir. O Deda só é governador graças ao grupo Amorim”, ironizou Samuel.

sábado, 20 de agosto de 2011

Médico suspeito de subtração de menor é solto


Já está em liberdade o médico que foi preso na manhã desta sexta-feira, 19, no município de Tobias Barreto, distante cerca de 130 km da capital, após ter sido acusado de subtrair uma criança recém-nascida. Pedro Lourenço foi posto em liberdade através de um alvará de soltura e após ter pago uma fiança, cujo valor não foi revelado pela delegacia da cidade.

O caso foi destaque no município após a mãe da criança, uma menor de idade de prenome Vanessa, ter ido prestar queixa contra o médico, que teria levado a criança para entregar a um amigo que reside em São Paulo. À rádio Luandê FM, a adolescente de 15 anos também teria relatado que após dar à luz no Hospital do município, estava com interesse em dar a criança para alguém cuidar e que o próprio médico teria aceitado ficar como bebê. De acordo com o Gilson Ramos, locutor da emissora, a adolescente afirmou em entrevista à emissora que após ser pressionada pelo companheiro a permanecer com a criança, teria se arrependido e comunicou o fato ao médico.

Mesmo sem estar na companhia de um responsável, a jovem contou que foi liberada pelo hospital através da assinatura do médico Pedro Lourenço, que se dispôs a levar a jovem e a criança até o município de Itabaianainha, onde a mãe da jovem reside, uma vez que teria um compromisso no município de Umbaúba. Ainda segundo Gilson Ramos, a jovem contou que já no município em que a mãe reside, foi deixada em frente a um supermercado enquanto o médico seguiu com a criança.

“Ela contou que depois que foi deixada em frente ao supermercado foi até a casa da mãe chorando, em seguida se deslocaram até a delegacia de Tobias Barreto para prestar queixa. Foi aí que depois a criança foi encontrada na frente da residência de um repórter [que também trabalha na Luandê FM] que encaminhou a criança até o hospital do município”, acrescenta Gilson Ramos.

Mal entendido

Após a queixa da jovem, o médico foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município de Tobias Barreto, sendo solto no final da tarde. Por telefone, o advogado de Pedro Lourenço, Eron Lima Santos, afirma que o fato não passou de um mal entendido. “Ele apenas deu carona à paciente que pediu para ser levada pelo médico até o município de Itabaianinha. No trajeto ela solicitou que o médico parasse ainda em Tobias Barreto para deixar a criança na casa de uma tia e depois eles seguiram até Itabaianinha”, garante o advogado. Ainda segundo Santos, após saber do ocorrido Pedro Lourenço teria retornado para Tobias Barreto para prestar esclarecimento na delegacia, quando foi preso pelos policiais da cidade.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Radialista é preso com carro roubado

Um radialista foi preso na manhã desta quinta-feira (18) em Euclides da Cunha, a 321 km de Salvador, com um veículo Besta roubado, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Nelson Santana Souza, 35 anos, que também é produtor usical, estava aguardando a limpeza do carro em um lava-jato quando foi preso.

Segundo a polícia, o carro, de placa JXM-1359, foi roubado no bairro de Luiz Anselmo, em Salvador, na madrugada da quarta-feira. Em depoimento, o radialista disse que comprou o carro de um homem identificado somente como Léo, que o telefonou oferencedo a Besta por R$ 16 mil. Nelson disse que um amigo que sabia que ele queria comprar um carro daquele tipo passou seu telefone ao rapaz.

Segundo Nelson, ele fechou o negócio por R$ 15 mil e pagou R$ 5 mil de entrada - os outros R$ 10 mil seriam pagos na segunda-feira (22).

A van tem sistema de monitoramenet eletrônico, o que fez com que fosse rapidamente localizada, logo depois da queixa de furto feita pela proprietária. Nelson negou em depoimento ser receptador e disse que foi vítima de um golpe. Mesmo assim, ele foi autuado em flagrante. Segundo a SSP, o radialista já responde a um processo por abuso sexual em Serrinha.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

300 reais: Mãe é acusada de vender virgindade da filha para político

Uma jovem de 18 anos diagnosticada com deficiência mental de leve a moderada denunciou a mãe à polícia de São Paulo por vender a sua virgindade a um ex-prefeito. O caso, segundo Maria Camila Alves, 66, avó da jovem, aconteceu em julho na cidade de Franca, mas a garota fez a denúncia somente na semana passada.

Funcionárias da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) teriam percebido mudanças no comportamento da jovem e alertado a avó. Conforme depoimento da jovem à psicóloga da Delegacia de Defesa da Mulher de Franca, José Mauro Ambrozeto (PPS), ex-prefeito Nuporanga (SP), a levou para um canavial com o consentimento da mãe. Após o abuso, a mãe disse que à jovem que pedisse R$ 300 a Ambrozeto.

Ao voltar para a aula, a jovem contou para as assistentes sociais da Apae o que aconteceu, mostrando um vestido manchado de sangue. Segundo o Folha.com, a delegada Graciela de Lourdes David Ambrósio disse que o depoimento dela é coerente e que já pediu exames de corpo de delito.

Ambrozeto foi orientado por seu advogado a manter-se em silêncio.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Machado é o vice de João Alves; veja o projeto

O ex-governador João Alves Filho (DEM) se mantém distante da imprensa, mas no DEM há quem assegure que ele já teria colocado seu nome à disposição do partido para disputar a próxima eleição para a Prefeitura de Aracaju, ou seja, já teria confirmado sua candidatura.

Candidato ou não, uma coisa é certa: ele gostaria de ter o ex-deputado federal José Carlos Machado (DEM) como seu companheiro de chapa.

O projeto é ganhar a eleição de 2012 em Aracaju e afastar-se da Prefeitura, em 2014, deixando um aliado, para disputar uma nova eleição para o governo do Estado.

FRENTE DE OBRAS

O ex-governador também avalia que terá dificuldades para trazer recursos voluntários do governo federal, por ser adversário do PT.

Faz parte do seu projeto abrir uma série de obras em Aracaju e disputar o governo, em 2014, como "o maior administrador da história de Aracaju".

Quanto à conclusão das obras, ficaria por conta e risco do PT, a quem caberia pedir a liberação ou não dos recursos à presidente Dilma Rousseff.

sábado, 13 de agosto de 2011

LAÉRCIO PEDE PRIORIDADE PARA OBRAS DE SE

O deputado federal Laércio Oliveira reuniu-se com o ministro do Esporte Orlando Silva para solicitar prioridade na liberação de parcelas de convênios para obras em alguns municípios sergipanos, a exemplo das praças da juventude em Nossa Senhora do Socorro.

Segundo o parlamentar, no caso das praças em Socorro, foram liberados apenas 40% dos recursos para uma e menos de 20% para a outra. “O município tem uma população muito carente de espaços de lazer como esses. As praças chegam como uma conquista. O prefeito Fábio Henrique vem se empenhando para liberar esses recursos o mais depressa possível e inclusive já investiu mais do que recebeu”, informou.

O ministro determinou à sua assessoria para dar prioridade às obras dos municípios sergipanos dentro do cronograma oferecido pelo ministério. No caso de cada praça da juventude, o investimento é de R$ 1,9 milhão, com contrapartida de R$ 500 mil do município, responsável pela elaboração do projeto.

O projeto inclui campo de futebol society, quadra de vôlei, pistas de skate, quadra coberta, conjunto de vestiários e sanitários, “Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias”, informou o ministro Orlando Silva.

Por Carla Virginia Passos

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cavalo vai a cemitério visitar túmulo de dono que morreu


Um caso de amizade entre um animal e seu dono tem intrigado moradores da cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Desde que o estudante Geovani Marques Crisóstomo morreu, o cavalo que pertencia a ele percorre as ruas de dois bairros da cidade para visitar o túmulo do antigo dono. Crisóstomo, que era conhecido como Gege, morreu vítima de uma doença cardíaca no mês de abril deste ano.

O cavalo chamado Raposa, desde o dia da morte de Gege, sai da casa do jovem no bairro Portal da Amazônia e caminha por sete quadras até o Jardim Primavera, onde está localizado o cemitério. O percurso é feito há quatro meses. “A vida dele era cuidar de cavalos. Essa era a sua grande motivação”, contou ao G1 a mãe do estudante, Maria Eunice Marques.

Ela revelou que toda a família está impressionada com a atitude do animal e contou que o filho tinha comprado o cavalo há quase dois anos. Disse também que no primeiro mês, após a morte do estudante, Raposa passava as noites relinchando. “Parecia que estava chorando de saudade ou porque sabia que alguma coisa tinha acontecido”, declarou.

Maria Eunice, que trabalha como balconista de uma empresa, é moradora antiga do Portal da Amazônia. Ela relatou que Geovani gostava de participar de cavalgadas na região e também trabalhava como domador de cavalos. Apesar de ter tido três cavalos de estimação, segundo Maria, Raposa era o animal que o filho mais gostava e mais usava para as montarias.

Por conta disso, a mãe disse que desde a morte do filho o animal não participou mais das cavalgadas e está apenas sob os cuidados da família. “Acho que é uma forma de preservar o amor e a dedicação que ele [Geovani] tinha”, disse emocionada.

Visita ameaçada
Porém, é só deixar o cavalo solto que ele já saber para onde ir. Ao que tudo indica, o trajeto parece ter ficado conhecido no dia do velório, quando Raposa acompanhou o cortejo de seu antigo dono até o cemitério, realizado por meio de uma cavalgada como homenagem feita por amigos e familiares do jovem estudante.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PM ABASTECE R$ 5,00 PARA PODER TRABALHAR

A falta de combustível para as viaturas da policia militar poder trabalhar, continua. Neste final de semana, as viaturas da PM que procuram os depósitos do governo do estado para abastecer as viaturas, foram informados que havia falta de combustivel e a partir daí tiveram que se deslocar até Itabaiana para resolver o problema.

A situação se agravou ainda mais na manha desta segunda-feira (08), quando uma das viaturas esteve na garagem da Seed, DER e Cefap, e mais uma vez teve que retornar sem poder abastecer o veiculo. Continua a falta de combustíveis.

Por telefone, um policial que pediu para não se identificar, disse à redação do FAXAJU que irá abastecer R$ 5,00, para poder viajar até a cidade de Japaratuba, onde deverá conseguir a gasolina para que a viatura possa retornar a Aracaju e prestar serviço à população.

Ainda segundo o policial, esse não é o primeiro caso em que PMs são obrigados a abstecer as viaturas, para nao correr o risco de ficar sem gasolina na rua.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Câmara federal: Laércio é o que menos gasta


Laércio Oliveira é o deputado federal da bancada sergipana que menos gastou da verba indenizatória.
De todos os oito deputados, ele foi o que menos utilizou os recursos que servem para pagamento com aluguéis, divulgação de mandato, manutenção de escritório, assinaturas de publicações, consultorias, passagens, alimentação, hospedagem, entre outras atividades.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto de Lei de Amorim beneficiará citricultores

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) apresentou Projeto de Lei (PL), que estabelecerá as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, para incluir os citricultores. No primeiro semestre Amorim fez a defesa da categoria, solicitando ao governo federal que a laranja volte a ser adquirida pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. "Este programa é uma das ações com maior eficácia, no combate à miséria, ele gera grandes benefícios para a região e boa perspectiva para os pequenos agricultores. A laranja comprada pelo governo federal é doada na forma de sucos para programas de merenda escolar, entidades sem fins lucrativos como hospitais e creches e escolas, assentamentos, comunidades quilombolas e cidades com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)", informou Amorim.

Em recente visita ao Nordeste a presidente Dilma Rousseff (PT), ressaltou essa importância, o Estado de Sergipe será beneficiado com a inclusão da laranja, através de uma parceria inédita com a iniciativa privada, oriunda dos agricultores familiares, na lista dos primeiros produtos que serão adquiridos por redes de supermercados, a partir de um acordo que será assinado com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). "A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira, no Nordeste ela é tem um incentivo de 82,9% da ocupação de mão-de-obra no campo", afirmou o senador.

Em Sergipe, a citricultura teve início em 1920, no município de Boquim e posteriormente desenvolveu-se o cultivo disseminado para outras cidades da região centro-sul. "O cultivo da laranja, em Sergipe, teve seu apogeu nos anos 80, trazendo riquezas para os pequenos, médios e grandes produtores e promoveu marcantes transformações socioeconômicas na região", disse Amorim completando ainda que, "houve uma grande queda na produtividade provocada pela concorrência com outras regiões produtoras de citros, por pragas e pela falta de uma política governamental voltada para o setor, o que acarretou uma expressiva diminuição na geração de empregos diretos e indiretos e, conseqüentemente, a descapitalização dos produtores, especialmente os citricultores familiares", disse.

O Programa de Aquisição de Alimentos de Agricultura Familiar (PAA), criado em 2003, como uma das ações de estratégia do 'Fome Zero', é um dos programas mais eficazes no combate à miséria e na ampliação das oportunidades de mercado para o agricultor familiar que depende, exclusivamente, do fruto da terra para sobreviver. O PAA tem trazido grandes benefícios para a região e boas perspectivas para os pequenos agricultores, além de contribuir para melhorar a qualidade de vida da população mais carentes.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Polícia Civil flagra golpe do DPVAT em Itabaianinha

Por trás da suposta ajuda a pessoas humildes funcionava um golpe. O motorista de ambulância Marcos Antônio de Jesus Monteiro, 43 anos, foi preso na manhã desta terça-feira, dia 2, em Itabaianinha, por tentativa de estelionato e falsidade ideológica no processo de obtenção do seguro para vítimas de acidentes de trânsito gerido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ele se apresentou como o condutor de uma motocicleta envolvida em um acidente do qual não participou, com a intenção de ficar com parte do valor pago pelo seguro DPVAT.

Marcos foi flagrado na própria Delegacia de Itabaianinha, ao se oferecer para facilitar o processo de entrada no benefício ao qual tinha direito o filho da dona de casa Josefa Dilma dos Santos, 28. A criança, de oito anos de idade, foi atropelada pelo condutor de uma motocicleta, que não foi identificado. Ao tomar ciência do fato, o motorista de ambulância apresentou os dados da sua moto para dar entrada no processo. Ele e a mãe da vitima dividiriam o dinheiro, por isso ela também foi detida.

Segundo o agente da PC Carlos de Souza Leite, o acusado já era apontado como suspeito de ações desse tipo, mas não havia fatos concretos que o incriminassem. "Desconfiávamos da participação dele em delitos como esse, mas quando ele se apresentou como condutor do veículo envolvido em mais esse acidente procedemos uma investigação e descobrimos a fraude. Como o veículo acidentado não era identificado - o verdadeiro condutor fugiu - ele se apresentava no lugar desse desconhecido e requisitava da vítima da vez parte do valor que ela receberia como indenização", relata.

Diante dos fatos, a delegada Gisele Theodoro deu voz de prisão à dupla, que continua custodiada na unidade. "A Polícia Civil irá tentar identificar agora mais pessoas que tenham feito procedimentos semelhantes com a ajuda do senhor Marcos Antônio, além de mais pessoas que tenham procedido da mesma forma que ele, já que nos últimos meses têm ocorrido uma procura muito grande à Delegacia, para registros do Boletim de Ocorrência necessário à entrada no processo do seguro DPVAT", esclarece o agente Souza.

Homem é preso por matar sogro e cunhada


Um homem foi preso em flagrante por volta das 4h30 desta terça-feira (2), na Rua Costa Azul, no bairro Conceição, no município de Feira de Santana, a 107 km de Salvador, por ter matado a tiros o sogro e a cunhada. De acordo com depoimento da esposa do acusado para a polícia da 2ª Delegacia (Feira de Santana), Eliuson dos Santos Carneiro, de 36 anos, que é traficante, estaria drogado no momento do crime.

Uma outra cunhada chegou a ser baleada no peito. Maria da Glória Pereira da Silva foi atingida por um tiro no peito esquerdo. A vítima foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas, segundo a polícia, passa bem e não corre risco de morte.

Motivação
O crime ocorreu após uma discussão entre o criminoso e o sogro (a causa da briga não foi informada) A outra vítima foi assassinada ao tentar socorrer o pai. Eliuson mora com Maria Aparecida Pereira da Silva há dez anos. "Ele tinha um bar, o 'bar do Lio', onde, segundo a esposa, traficava. Ela disse ainda que o acusado ameaçava matá-la caso o denunciasse", disse o policial.

Com Eliuson foram encontradas 22 pedras de cocaína, equivalente a 115g. Ele será indiciado por duplo homicídio, tentativa de homicídio e tráfico de drogas. O acusado está custodiado na 2ª delegacia à disposição da Justiça. Os corpos de Quintino Pereira da Silva, 78, e da filha, Maria Lúcia Pereira da Silva, 43, foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.