quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com coligações para eleições proporcionais

BRASÍLIA - Por 14 votos a três, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira a proposta de emenda constitucional que acaba com as coligações para as eleições proporcionais. Após um longo debate, o relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) favorável à proposta acabou prevalecendo sobre o voto em separado apresentado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e agora seguirá para apreciação do plenário. As coligações seriam permitidas apenas nas eleições majoritárias, como as para presidente da República, governadores, prefeitos e senadores.

- O fim das coligações para as eleições proporcionais é o primeiro passo para o fortalecimento dos partidos políticos - resumiu o relator da PEC.
O fim das coligações para as eleições proporcionais é o primeiro passo para o fortalecimento dos partidos políticos
Para o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), se a reforma política em tramitação no Congresso assegurar pelo menos a aprovação desta PEC, já terá valido a pena.
- Estamos tentando um simulacro de reforma política. Não podemos iludir a população brasileira. Mas esta PEC pode ser um dos pequenos avanços, se conseguirmos levá-la adiante - observou Dias.
Já o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) prevê dificuldades para a matéria ser aprovada na Câmara.
- Não pensem que os partidos menores vão aceitar isso na Câmara. O PSB não precisa mais disso, mas não podemos abandonar os partidos que podem subexistir com essa proposta - lamentou Valadares.

Nenhum comentário: