sábado, 23 de março de 2013

BANDIDOS PERDEM O MEDO E ASSALTAM PONTO DO BANESE DENTRO DE COMPLEXO POLICIAL


A ousadia dos assaltantes em Sergipe tem chamado a atenção da população e principalmente dos poucos policiais militares e civis que ainda estão na ativa, tentando fazer a segurança publica no estado. Sem segurança, marginais roubam casch dentro de posto policial. Diariamente várias instituições financeiras têm sido alvo dos assaltantes. Só esta semana, cerca de cinco agencias bancárias foram assaltadas. Na madrugada desta sexta-feira (22), uma agencia do Banco do Brasil teve seus caixas eletrônicos arrombados por elementos que conseguiram furtar o dinheiro e fugir tomando rumo ignorado. Mas o que mais chamou a atenção quanto aos assaltos e arrombamentos a bancos, foi a ousadia de elementos que conseguiram realizar um assalto, a cerca de 15 dias dentro do complexo de segurança publica, localizado no bairro Santa Maria (Terra Dura), onde elementos arrombaram um caixa eletrônico do Banese. Esse assalto seria só mais um a ser acrescido na estatística não fosse a localização. O caixa eletrônico do Banese e que foi assaltado por elementos esta localizado dentro do complexo de segurança publica, do bairro Santa Maria, entre o 1º Batalhão da Policia Militar e a delegacia de policia. A ação dos marginais transcorreu de forma tranqüila porque no momento, na delegacia havia apenas um policial civil e no primeiro batalhão um outro policial, desta feita um militar, que foi obrigado a se trancar dentro do local para não correr o risco de perder todas as armas que haviam no local. Esse assalto acabou não sendo divulgado de forma que não chamou a atenção, porem na manha de hoje, após o anuncio do arrombamento de uma agencia do Banco do Brasil, um policial desesperado, disse por telefone que não sabe mais o que fazer. “Eu estou entrando em desespero. A nossa policia vai acabar. Imagina você ver todos os dias de oito a dez policiais indo para a reserva, me diga até quando isso vai acontecer?”, questionou o PM. A preocupação dos militares é com o concurso público que não tem previsão de acontecer e enquanto isso, os arrombamentos, assaltos e assassinatos continuam engrossando as estatísticas do estado de Sergipe.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Jovem é preso em flagrante depois de matar o pai e tentar matar a mãe


Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante suspeito de matar o pai e tentar matar a mãe dentro de casa, segundo informações da Polícia Militar. Girlan Doria Andrade tentou escapar depois de atacar os pais, mas voltou para casa para buscar documentos e roupas e foi detido. O crime aconteceu na tarde desta quinta-feira (21) na 1ª Travessa Antônio Carlos Oliveira, no fim de linha da Vila Canária. Segundo a 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (Pau da Lima), responsável por prender Girlan, a mãe do rapaz voltou para casa depois do trabalho e já encontrou o marido morto, com uma faca cravada no peito. A polícia acredita que ele atacou e matou o pai, Ednildo Santos Andrade, 57 anos, no início da tarde. Quando Márcia Célia Doria chegou ao local, se assustou com a cena e começou uma briga com Girlan que terminou com o rapaz atacando a mãe com uma tesoura. Márcia foi atingida no pescoço. Girlan então fugiu. Vizinhos chamaram a Polícia Militar, que começaram as buscas pelo suspeito. Por volta das 17h, ele voltou para casa - a PM acredita que para buscar alguns itens para então fugir de vez - e foi preso em flagrante. A suspeita é de que o rapaz tenha agido sob efeito de drogas. Ao ser preso, ele estava muito confuso e disse que viu "um espírito rindo de mim" antes de cometer o crime. Márcia foi socorrida inicialmente para o posto médico de Cajazeiras VIII e depois transferida para o Hospital Eladio Lasserre. Não há detalhes sobre seu estado de saúde. Girlan foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Refrigerantes são ligados a 180 mil mortes por ano


O consumo de refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas açucaradas pode estar associado a cerca de 180 mil mortes por ano no mundo, de acordo com uma pesquisa apresentada nesta semana no congresso da Associação Americana de Cardiologia. Os autores da pesquisa usaram dados do estudo "The Global Burden of Disease" (literalmente, "O Peso Global da Doença") de 2010 e relacionaram a ingestão de bebidas açucaradas a 133 mil mortes por diabetes, 44 mil mortes por doenças cardiovasculares e 6.000 mortes por câncer. Cerca de 80% dessas mortes ocorreram em países de rendas média e baixa. Especialistas afirmam que o consumo dessas bebidas pode gerar resistência à insulina e levar ao diabetes tipo 2, além de aumentar o risco de obesidade. Leia mais na Folha.com

Déda tem mal-estar e não inaugura terminal em Boquim


O governador Marcelo Déda (PT) sofreu indisposição durante a noite de ontem e início da manhã desta quarta-feira, 20, e cancelou sua viagem a Boquim, onde inauguraria o terminal rodoviário. Recentemente, exames apontaram a redução de 50% do tumor cancerígeno. O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) foi informado pela assessoria do governador e foi a Boquim para inaugurar a obra.

terça-feira, 19 de março de 2013

Sergipe pode passar a ter 28 deputados estaduais


O deputado estadual Luiz Garibalde (PDT) revelou na manhã desta terça-feira, 19, na Rede Ilha de Rádios, que a Assembleia Legislativa de Sergipe pode passar a ter 28 parlamentares. Segundo ele, tudo depende da avaliação do aumento da população, pelo IBGE. O obstáculo pode estar no artigo 27 da Constituição Federal: Art. 27. O número de Deputados à Assembléia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

sábado, 16 de março de 2013

Médico receita vodca para nebulização de bebê


Um médico da cidade de Aracruz, no interior do Espírito Santo, orientou que fossem utilizadas gotas de vodca na nebulização de um bebê. A orientação foi prescrita a pelo menos duas pacientes, num formulário oficial do Hospital e Maternidade São Camilo, que é filantrópico e atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das mães é a agente de saúde Luana Tomaz, de 22 anos, mãe de um bebê de seis meses. O filho dela começou a passar mal no início desta semana, com quadro de tosse, secreção e suspeita de pneumonia. A criança foi levada ao hospital e atendida pelo médico Luiz Alexandrino Alves, que recomendou nebulização com vodca. Na receita, ele indica que a bebida deveria ser dosada com outras medicações - entre elas Berotec, soro e Atrovent - e usada no procedimento de nebulização da criança a cada seis horas, pelo período de sete dias. A consulta transcorreu normalmente e a mãe só se surpreendeu quando chegou à farmácia para comprar os remédios. - O farmacêutico disse que não tinha o que eu estava pedindo, pois era vodca de supermercado. Não acreditei quando ouvi isso - disse Luana, que fez a consulta pelo SUS. Leia mais O Globo

sexta-feira, 15 de março de 2013

Polícia prende dupla que tocou em idoso e criança


Policiais civis da cidade de Lagarto prenderam na tarde de ontem (14) Thiago Luiz Souza Nascimento, 22 anos, e José Domingos Santos Lima, 31. A dupla é acusada de invadir uma residência por volta das 2h da madrugada, no Povoado Jenipapo, em Lagarto, e de atear fogo no proprietário, identificado como José Antônio Vieira dos Santos. Segundo o delegado Ataíde Menezes, coordenador da Delegacia Regional de Lagarto, eles mandaram a vítima deitar no sofá e jogaram combustível, ateando fogo em seguida. “Também atiraram no pé de José Antônio e quebraram vários objetos pela casa. Uma criança de seis anos que estava na residência também sofreu queimaduras”, relatou Ataíde. Segundo o delegado Eurico César, também da Regional de Lagarto, os acusados são investigados por tráfico e costumavam impor o terror no povoado. “Tão logo a PC tomou conhecimento dos fatos, empreendeu diligências para capturar os autores. Recebemos informação de que Thiago havia tomado um ônibus com destino a Aracaju, fizemos um bloqueio e interceptamos o veículo já no município de Itaporanga”, explicou Eurico. José Domingos foi preso depois, no Povoado Jenipapo. Já foi comprovada a participação de pelo menos outra pessoa no crime, que foi motivado, ao que parece, porque José Antônio não aprovou o relacionamento amoroso de uma de suas filhas com Tiago, pois descobriu que este era envolvido com o tráfico de drogas. A polícia tem dez dias para finalizar o inquérito e responsabilizar todos os envolvidos pelo crime que foi praticado.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Conheça os sintomas de gastrite nervosa


A gastrite nervosa é um problema bastante incômodo, resultado de um processo inflamatório da mucosa gástrica, cursando com queixas importantes e que em casos mais avançados são bastante sugestivas. Infelizmente, em algumas situações a detecção precoce do problema pode ser dificultada, pois as queixas iniciais tendem ser inespecíficas, se confundindo com outras patologias. Entenda melhor sobre o assunto e conheça os principais sintomas de gastrite nervosa. O que é gastrite nervosa O termo “gastrite” é usado para se referir a um distúrbio do aparelho digestivo expresso pela presença de inflamação no epitélio de revestimento estomacal. O problema pode ser agudo, com surgimento repentino, ou crônico, de evolução mais arrastada e sintomas frequentes. Existem alguns tipos específicos de gastrite, como é o caso da gastrite nervosa, uma entidade que pode ser desencadeada por fatores psicossomáticos, sendo muito influenciada por estados de estresse e ansiedade. O diagnóstico dessa patologia nem sempre é fácil de ser realizado, pois é necessário submeter o paciente a uma série de exames, capazes de excluir outras causas de gastrite, como a infecção por H. pylori. O exame mais indicado e capaz de ajudar no diagnóstico é a endoscopia, considerada o padrão ouro para avaliação do trato gastrintestinal e detecção de lesões. No caso da gastrite nervosa, esse exame não dá alterado.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Pai de santo é executado com 4 tiros


Mais um líder religioso executado na Bahia. Depois da morte do padre de Angical Raimundo Reinan Valente, no domingo, nessa terça-feira (12/3) foi a vez do pai de santo Crispim de Jesus Cerqueira, 52 anos. Ele foi assassinado pela manhã. O líder religioso estava na entrada do distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, quando os quatro disparos foram feitos contra Ele na BR-116. Os policiais da região informaram que a vítima estava no banco do carona de um Strada dirigido pelo pedreiro Aldair Martins Cerqueira. Os dois voltavam de uma feira de animais em Santa Barbara. “Vi uma moto em alta velocidade e ouvi os disparos. Pensei que era bomba”, disse Aldair. O susto fez com que o motorista perdesse o controle do carro, saísse da pista e batesse na entrada de uma casa. Somente quando o veículo parou Aldair deu conta da morte do amigo. O motorista não identificou os motociclistas. “Foi tudo muito rápido”,argumentou. Crispim residia no distrito de Matinha, trabalhava com a venda de animais em feiras livres da região e também exercia atividades de pai de santo em um Terreiro de Candomblé no distrito, o que o tornou conhecido como “curador”. Segundo Aldair, ele não possuía inimigo, e sequer tinha relatado alguma briga ou desavença com alguém

terça-feira, 12 de março de 2013

Polícia procura terceiro suspeito de participar de assassinato de padre em Angical


Além do jovem de 18 anos e de um garoto de 12 anos, que confessaram o assassinato do padre Raimundo Reinan Vallente, 53 anos, um terceiro suspeito pelo crime é procurado pela polícia. O terceiro envolvido foi identificado, mas como tem 17 anos a polícia não divulgou o nome. Ele é natural de Barreiras. Rodrigo Gabriel da Silva Souza, 18, e um menor de 12 anos confessaram o crime e estão detidos. O padre, pároco da cidade de Angical, foi morto a golpes de facão e pauladas na noite de domingo (10) no quintal da casa paroquial do município. O crime aconteceu por volta de 22h, quando o padre retornava da igreja após realizar a missa na paróquia de Angical. Rodrigo foi preso em flagrante no distrito de Roda Velha, em São Desidério, quando tentava vender um veículo Corsa Sedan prata que pertence à igreja. Ele e o menor foram ouvidos pelo delegado Carlos Roberto de Freitas, da 2ª Delegacia de Barreiras, também responsável pela delegacia de Angical. No depoimento, Rodrigo cotou que frequentava a residência do padre há meses e tinha acesso ao controle remoto do portão da garagem - a polícia acredita que foi assim que ele e o garoto de 12 anos entraram no imóvel, acompanhados do adolescente que é procurado. Rodrigo contou que foi até o local depois de beber em uma festa. Ele se uniu aos comparsas e juntos atacaram o pároco enquanto este dormia. O pároco chegou a acordar depois de ser atingido por uma pedra na cabeça e conseguiu fechar a porta do quarto, que foi arrombada pelo trio de criminosos. Usando uma faca e um facão, eles passaram a perseguir a vítima pelo quintal, golpeando o padre várias vezes até matá-lo. Depois, Rodrigo e adolescente de 17 anos fugiram com o carro da paróquia, enquanto o garoto de 12 anos fugiu a pé. Eles roubaram a carteira do padre, que continha documentos e uma certa quantia em dinheiro. Carro Rodrigo percebeu que o carro roubado tinha um adesivo da diocese e a documentação em nome da paróquia de Angical e então resolveu se livrar do veículo, oferecendo-o a um homem em São Desidério; este homem então chamou a Polícia Militar, por ver o adesivo e lembrar do crime. Preso, Rodrigo foi levado para a delegacia de Barreiras, onde já estava o menino de 12 anos. Rodrigo foi autuado em flagrante por latrocínio. Já o garoto de 12 anos foi apreendido em flagrante pelo ato infracional correspondente e, por ser menor, será apresentado ao Ministério Público.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Projeto na Câmara pune político que promete e não cumpre

Da Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) que torna crime o não cumprimento das propostas de governo registradas durante a campanha eleitoral e também as promessas divulgadas pelo candidato no horário eleitoral no rádio e na TV e na internet. O projeto altera o Código Penal para incluir o estelionato eleitoral entre as práticas de estelionato. De forma geral, esse crime caracteriza-se pela obtenção de vantagem ilícita com prejuízo para outra pessoa, a partir da indução ao erro mediante fraude. A pena atualmente prevista é reclusão de um a cinco anos e multa. Na opinião de Nilson Leitão, o estelionato eleitoral encerra o mesmo tipo de fraude, só que em relação ao exercício da cidadania. — São muitos os candidatos que registram propostas às vezes impossíveis de serem executadas. O eleitor desavisado acredita e vota no candidato que, depois de eleito, ignora as propostas como se não as tivesse feito. Isso é enganar o eleitor, é fraudar o processo eleitoral. Em relação ao registro de propostas, a Lei Eleitoral prevê a exigência para candidatos ao Executivo – presidente, governadores e prefeitos. Tramitação O projeto tramita em conjunto com o PL 3453/04, que tipifica como "estelionato eleitoral" o crime no qual o candidato promete, durante campanha eleitoral, realizar projetos de investimento sabendo que é inviável a concretização da promessa. As propostas estão sendo analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, depois seguem para o Plenário.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Eleições 2014: Valadares topa discutir aliança com João Alves

por RAISSA CRUZ, Universo Político.com

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) mostrou estar disposto a conversar com o prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM) sobre a possibilidade de aliança para as eleições de 2014. Questionado a respeito das especulações sobre a possibilidade de João dividir o mesmo palanque que o candidato a governador do bloco de Marcelo Déda (PT), na próxima disputa ao governo, em 2014, e das declarações de petistas e do vice-governador Jackson Barreto (PMDB), que não descartam coligação com o DEM, Valadares, de pronto, respondeu que segue o mesmo pensamento: “Nunca tive, nem terei, preconceito algum com João Alves. Nunca conversamos sobre qualquer pensamento de aliança sobre 2014, e nunca houve nenhuma conversa a esse respeito com Jackson, nem com Déda. Mas se for para sentarmos à mesa e conversar estou dentro. Não há nenhuma restrição”, frisou o senador. Valadares afirma que ele, o governador Marcelo Déda e Jackson, que almeja disputar o governo em 2014, ainda não se reuniram para discutir sobre as candidaturas para as próximas eleições. “O que eu ouço apenas do governador, e até publicamente, é que sobre a candidatura de Jackson é preciso ser feita a consolidação”. O senador, entretanto, considerou que a antecipação eleitoral de 2014 pode trazer prejuízos para o governo de Déda. “Se a gente começar a discutir sucessão agora vamos prejudicar o Estado. O momento é de se concentrar na união pela administração gerando desenvolvimento para Sergipe. Por isso estamos focando no Proinveste também”, ressaltou ele.

sábado, 2 de março de 2013

Menina de 15 anos, que aparece em vídeo, fazia sexo com padre uma vez por mês há um ano


As investigações sobre o caso do padre Emilson Soares Corrêa, já indiciado por estupro de uma menina de sete anos, ganharam novo personagem. A menina de 15 anos que aparece em um vídeo — divulgado pelo EXTRA na última terça-feira — fazendo sexo com o religioso na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Amparo foi depor ontem na delegacia. Ela confirmou, em seu depoimento, que participou do flagra armado pelo pai das duas meninas que acusam o padre de estupro e afirmou que mantinha relações sexuais mensalmente com o padre desde os 14 anos. No relato, a menina afirma que ele oferecia pequenas quantias em dinheiro a ela. — Ela disse claramente que aquela não foi a primeira vez. O relato da menor se aproxima muito do depoimento da outra menina, de 19 anos, também seduzida com presentes — afirmou a delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói. Ela, porém, deixa claro que, apesar de a menina ser menor de idade, o ato sexual não configura crime: — Ela tinha mais de 14 anos e não houve violência ou ameaça. Embora o depoimento da menor não tenha produzido efeitos no inquérito, a situação do padre ficou mais complicada ontem. Um novo relato da menina de 19 anos, que também aparece no vídeo, resultou em novo indiciamento do padre por estupro. A jovem relatou à delegada que o padre a convenceu a fazer sexo oral com ele quando ela tinha apenas 13 anos. O episódio teria acontecido na banheira de hidromassagem em formato de coração que o padre tinha em sua casa paroquial. — O novo indiciamento deixa o padre em situação mais difícil. Se a denúncia for aceita pelo Ministério Público, ele pode incorrer em concurso material, pois cometeu o crime mais de uma vez — explicou a delegada. FRAM MARQUES / Extra