A gastrite nervosa é um problema bastante incômodo, resultado de um processo inflamatório da mucosa gástrica, cursando com queixas importantes e que em casos mais avançados são bastante sugestivas. Infelizmente, em algumas situações a detecção precoce do problema pode ser dificultada, pois as queixas iniciais tendem ser inespecíficas, se confundindo com outras patologias. Entenda melhor sobre o assunto e conheça os principais sintomas de gastrite nervosa.
O que é gastrite nervosa
O termo “gastrite” é usado para se referir a um distúrbio do aparelho digestivo expresso pela presença de inflamação no epitélio de revestimento estomacal. O problema pode ser agudo, com surgimento repentino, ou crônico, de evolução mais arrastada e sintomas frequentes.
Existem alguns tipos específicos de gastrite, como é o caso da gastrite nervosa, uma entidade que pode ser desencadeada por fatores psicossomáticos, sendo muito influenciada por estados de estresse e ansiedade. O diagnóstico dessa patologia nem sempre é fácil de ser realizado, pois é necessário submeter o paciente a uma série de exames, capazes de excluir outras causas de gastrite, como a infecção por H. pylori.
O exame mais indicado e capaz de ajudar no diagnóstico é a endoscopia, considerada o padrão ouro para avaliação do trato gastrintestinal e detecção de lesões. No caso da gastrite nervosa, esse exame não dá alterado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário